10 de dez. de 2010

Frei André realiza o II Workshop de Educação Física










Com objetivo de mostrar os benefícios das atividades de Educação Física no dia a dia da sociedade, a Escola Estadual Frei André, EEFAC realizou no último final de semana o II Workshop de Educação Física.
O evento contou com vários Stands elaborados por alunos da EEFAC, abordando, de forma diversificada, a importância da atividade física. De acordo com a gestora da EEFAC, Cristiane Fernandes, o evento teve o intuito de mostrar a importância da educação física.
Jecivânia Almeida, 17, do 3º “B”, que participou de uma atividade sobre sedentarismo e obesidade disse que foi bom participar do Workshop e que espera ter contribuição com a mudança de hábitos dos sedentários.
O grupo de Juliana Gil da Costa, 18, do 2º ano, teve como tema “Drogas na Sociedade” e buscou o exemplo da novela global Passione, onde Danilo, um atleta larga o esporte e passa a ser usuário de droga.
A juíza de direito, Suzi Irlanda, da Vara Especial da Comarca de Tefé, destacou os riscos do uso de anabolizantes. “Esses produtos não são proibidos, mas tem uso restrito e são usados de forma indevida ao custo da beleza”, alertou.
Para Zélia Maria, coordenadora da SEDUC, em Tefé, disse que o evento foi importante porque mostrou que a educação não deve ser feita só em sala de aula.
A Conselheira Tutelar Angelina Solart disse ter participado do I Workshop realizado pela EEFAC e ressaltou que os jovens estão sendo protagonistas das soluções que eles esperam da sociedade.

Prefeito de Tefé é cassado no TSE por exercer quarto mandato consecutivo





Já são nove os prefeitos cassados no Amazonas’


O prefeito de Tefé, Sidônio Trindade Gonçalves (PHS), foi cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ocupar um mandato pela quarta vez consecutiva.
Sidônio Gonçalves - Prefeito de Tefé
Sidônio foi prefeito de Alvarães de 1996 a 2004. No final do segundo mandato, ele pediu afastamento para concorrer à Prefeitura de Tefé. Depois de ser eleito em 2004 e reeleito quatro anos depois, o TSE afasta o prefeito e o município passará por novas eleições.
Ele já havia sido cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amazonas, que determinou novas eleições, mas o prefeito conseguiu se manter frente ao executivo municipal até a última instância.
O ministro Arnaldo Versiani afirmou que Sidônio é um "prefeito itinerante" por ter sido eleito em município vizinho. Ele lembrou o entendimento do TSE no sentido de que "só é possível uma reeleição subseqüente para o cargo de prefeito, mesmo sendo em municípios diversos".

Especulações:
Depois de publicada a decisão do TSE, deverá sair a convocação para as novas eleições, cuja data vem sendo motivos de grandes especulações. Enquanto a decisão do TSE não for oficializada, não é possível prevê a data das novas eleições. Depois que a decisão for publicada e a justiça do Amazonas comunicada da decisão oficial do TSE, o presidente da Câmara Municipal Juvenal Correa, PV, o Cacau assumirá o executivo tefeense. Cacau já acumula vários mandatos de vereador, é o mais antigo na casa e é famoso no município pela pouca escolaridade.
Transporte de coleta de lixo chegaram a parar
Com a queda de Sidônio está declarada a corrida à vaga do executivo tefeense
Desde que foi tornada pública a decisão da cassação do prefeito de Tefé, uma série de especulações tem surgido no município. Uma delas é com relação aos nomes que serão apresentados para concorrer à sucessão de Sidônio. Nesse sentido, tanto o grupo de Sidônio, como o de seu principal adversário, Jucimar Veloso, segundo colocado na disputa que reelegeu Sidônio, estão se articulando para a disputa do pleito que deverá ser anunciado nos próximos dias e que deverá acontecer no início de janeiro.
Ambulâncias também pararam por dois dias
Há ainda quem especule que a eleição será indireta, ou seja os vereadores indicariam um deles para assumir o cargo.
Carros e serviços parados
Ambulâncias e outros veículos da prefeitura, além das caçambas que fazem a coleta de resíduos sólidos em Tefé estiveram parados, por pelo menos dois dias. A informação, que pouco depois foi confirmada pelo próprio Sidônio era que os fornecedores, sem saber que rumo teria o comando da prefeitura se recusaram a atender as requisições de combustível. 
Sem o serviço de coleta - em alguns locais ficaram assim
Depois de uma consulta ao Ministério Público, em Tefé, Sidônio disse que decidiu assumir o risco da aquisição do combustível e garantiu que os serviços não serão mais interrompidos.
Em entrevista à nossa equipe Sidônio garantiu que tudo continuará funcionando normalmente. “Enquanto não houver a comunicação oficial do meu afastamento eu sou prefeito de Tefé e os serviços continuarão funcionando normalmente”, afirmou.
Ele disse ainda que está com a consciência tranquila e que está convicto de que fez a sua parte e que colocou em prática os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2008. “Meus adversários não conseguiram ganhar as eleições no voto, mas se temos que disputar outro pleito vamos disputar de novo”, disse.
Sidônio declarou que o vereador João Paulo será o seu candidato a prefeito e que o candidato a vice está sendo articulado pelo grupo. “Eu apresentei o meu candidato ao governador Omar Aziz, ao Senador da República Eduardo Braga e ao meu guru político, Amazonino Mendes. Sidônio disse não ter dúvida de que terá o apoio do governador para disputar o novo pleito.
Essa será a terceira eleição que Sidônio disputará com o Papi, nas duas primeiras ele foi o candidato direto e saiu vencedor, agora Sidônio aposta em um nome que a ele condições de continuar administrando Tefé. “É uma pessoa jovem, mas que ao longo de minha vida pública foi fiel a mim e eu tenho certeza que não irá me desobedecer”, disse.
“Nem que eu tenha que pegar ele debaixo do braço e sair sozinho pedindo apoio ao seu nome João Paulo será meu candidato. É nele quem confio”, declarou.


Ex-aluno da UEA de Tefé é assassinado em Manaus


Wellington Dhiego graduou em Matemática e foi tentar a vida em Manaus
O sonho do curso superior ainda é o principal horizonte para os milhares de interioranos espalhados nas diversas calhas dos rios que compõem a imensa bacia amazônica. Romper a distância e superar as dificuldades da primeira experiência de morar longe do aconchego da família e de amigos, da comodidade e de outros privilégios que é está em casa vem sendo um desafio cada vez mais comum para as dezenas de jovens de municípios que convergem para Tefé.
Dhiego com mendigo em Manaus
Na maioria dos casos, a formação no magistério é mais uma escolha pela falta de opção em outras áreas do que a vocação pela profissão de professor. Ainda assim, a conclusão do curso é quase sempre uma garantia de renda, o que poderá facilitar, sobretudo para os mais jovens, o acesso a outras formações e a perspectiva de atuar em outras áreas.
Foi assim com o jovem de Jutaí, Wellington Dhiego, 24. Formado há dois anos em Matemática, pelo Centro de Estudos Superiores de Tefé, da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA), ele sonhava em cursar Engenharia, mas vir para Tefé naquele momento era mais cômodo. Com o curso de Matemática e uma renda como professor, a engenharia seria um sonho faço de se realizar, não fosse a trágica interrupção de sua vida. Dhiego foi morto com um tiro na nuca, na noite de segunda-feira, dentro do próprio carro, na Rua Nova Olinda, bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus.
De acordo com o chefe de investigações da Delegacia Especializa em Homicídios e Sequestros (DEHS), Éber Serrão, o motivo do crime ainda não está claro, embora a família da vítima afirme que Wellington tenha sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).
Dhiego, que era professor em Manaus, foi morto por volta das 19h20, do dia 22 de novembro. Para a família não há dúvidas de que ele foi vítima de uma tentativa de assalto, embora objetos como notebook e celular não tenham sido levados. Para a polícia, entretanto, o caso é um mistério, pois de acordo com informações da DEHS, o professor foi visto com duas pessoas na drogaria Angélica. Os dois estariam em sua companhia, que, segundo uma testemunha, teriam correndo logo após o crime.
Segundo a mãe de Wellington, a professora Maria Rosa da Fonseca, 55, o filho teria ido a uma drogaria, não trancou o carro e, quando voltou encontrou um assaltante dentro do carro dele. “Soubemos de informações de terceiros e acreditamos que iriam assaltá-lo. Só não sei o que ele fazia lá, porque o caminho para casa era outro”, explicou.
O corpo de Wellington foi velado na igreja Divino Espírito Santo, no bairro Coroado, Zona Leste. Ainda de acordo com a mãe da vítima, Wellington era professor de matemática na escola Joias de Cristo. ele iria prestar concurso para a Secretaria de Educação (Seduc) e ainda pretendia fazer faculdade de Engenharia. O rapaz saía da escola por volta das 18h.
Na segunda-feira, por coincidência, ele deixou de fazer a aula de natação no próprio colégio. O professor é filho do vereador Sílvio Gomes de Oliveira, do município de Jutaí (a 600 quilômetros de Manaus).
Para Iberson Costa, também do município de jutaí, que conviveu com Dhiego ao longo de quase toda sua vida, resume o jovem como uma pessoa extremamente solidária e muito estudiosa. “O Dhiego tinha uma capacidade incrível de participar de atividades de solidariedade.
A ex-namorada e colega de faculdade de Dhiego, Glória Ribeiro Reto, de Alvarães, o definiu como um menino grande. “Ele era um exemplo de pessoa, bom aluno, extrovertido e benquisto por todos”, afirmou.


Agente da Receita de Tefé é premiado


Aproveitando o espírito de comemoração aos 42 anos de existência da Secretaria da Receita Federal, foi realizada, dia 25 de novembro, na Delegacia da Receita Federal, em Manaus, a cerimônia de entrega da medalha "Noé Winkler" ao Agente da Receita Federal em Tefé, Sinderlei Fernandes Alfaia. Cerca de 20 candidatos concorriam ao prêmio.
O evento contou com a presença do superintendente adjunto Eduardo Badaró, do delegado da Receita Federal em Manaus, Omar Rubim, e do delegado Adjunto Alzemir Vasconcelos. Eles parabenizaram os homenageados e fizeram questão de enfatizar o reconhecimento aos funcionários que representam exemplos de sucesso e conduzem a Receita Federal cada vez mais a um caminho de excelência.
Sinderley, que atua há 25 anos no órgão, disse que a premiação é o reconhecimento de sua capacidade profissional e de muita dedicação às atividades desenvolvida com zelo e presteza ao ser viço público.
"A principal conquista do indivíduo é quando este se supera e transforma a vontade de ser um homem de sucesso em atitudes que o tornem um homem de valor", destacou Sinderley em seu discurso de agradecimento.  
A agência de Tefé tem jurisdição em 12 municípios das calhas dos Rios Solimões, Juruá e Japurá.

São Paulo de Olivença terá verba de R$ 80 milhões


O município de São Paulo de Olivença, no Alto Solimões atingido pelo fenômeno de Terras Caídas, irá receber R$ 80 milhões do governo federal. Os recursos deverão ser repassados pelo governo do estado.
O fenômeno natural provocou o desmoronamento de parte da orla da cidade e deixou mais de cem famílias desabrigadas.
O anúncio da liberação dos recursos foi feito, em Manaus, pelo governador Omar Aziz e pelo ministro da integração Nacional, João Santana.
Omar que almoçou com o ministro na sede do governo, bairro Compensa, zona Oeste, disse que já vinha conversando há alguns meses por telefone com Santana, que foi muito sensível aos problemas enfrentados pelo estado em relação aos fenômenos naturais. “Ele é uma pessoa que conhece muito bem a região, sabe das nossas dificuldades, pois já havia nos ajudado no momento da seca e agora nos dá mais uma boa notícia”, disse o governador.
Em outubro, o ministério da Integração Nacional repassou ao Estado R$ 23 milhões para auxiliar os municípios atingidos pela seca histórica. O prefeito de São Paulo de Olivença, Raimundo Nonato, PT, teve em Brasília buscando recursos para o município.  “Todo ano faço essa viagem, nela nós procuramos fazer articulações para conseguir emendas federais para o município”, destacou.

Petrobras descobre novo campo no AM

Diretor da HRT, em Tefé

Três meses depois de obter os primeiros resultados positivos de exploração, a Petrobras confirmou ontem a viabilidade comercial do poço 1-ICB-1AM, denominado Igarapé do Chibata, com capacidade de 2,5 mil barris de óleo por dia, e agora parte para delimitar o novo campo de óleo e gás no Amazonas. O poço está situado no município deTefé, a 32 quilômetros da Província Petrolífera de Urucu, onde a companhia possui três campos em atividade.
O poço com profundidade de 3.485 metros na bacia sedimentar do Solimões compõe o bloco SOL-T-171, arrematado pela Petrobrás em Outubro de 2005, na Sétima rodada de Licitações promovida pela Agencia Nacional de Petróleo e gás natural (ANP).
Com 100% de participação dos direitos de exploração e produção, a companhia encontrou óleo leve com grau API de 46°, numa escala que vai até 50°, o que confirma a grande quantidade de hidrocarboneto nas bacias sedimentares do Solimões e do Amazonas, com maior capacidade de aproveitamento. “Este óleo é o de melhor qualidade já encontrado no país pela Petrobras. É de altíssima qualidade: na bacia de campos é de 18 a 20 graus API”, disse o presidente da Petrobras, José Sergio Gabriel que ontem acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita a Manaus.
A capacidade de produção do chibata é 163% maior do que o primeiro poço comercial descoberto na Amazônia, 1-RUC-1-AM, em Outubro de 1986, que jorrou com pressão de 959 mil barris diários de óleos e 43° API. Na província de Urucu, a companhia possui os campos RUC,LUC e SUC, os dois últimos a leste e Sul do rio Urucu. São 60 poços com capacidade média de 55 mil barris de óleo por dia e 9,5 milhões de metros cúbicos diários de gás. A produção é processada na planta do Polo Arara, que detém o maior complexo de unidades de processamento de gás natural (UPGNs) do País, responsáveis pela separação do óleo, do gás liquefeito de petróleo (GLP)e gás do natural, que começou a ser transportado pelo gasoduto Urucu-Coarí-Manaus.
A Petrobras executa agora o plano de avaliação da descoberta (PAD), aprovado pela ANP que prevê a aquisição de novos dados sísmicos e perfurações de poços deliminatórios.

Pistoleiro saiu de Coari para matar em Tefé


Rogério Batista de Almeida

Trocas de acusações e tentativas de homicídio - é o resumo de um caso que por pouco não se encerrou de forma trágica em Tefé, não fosse uma ação eficiente de policiais militares do Batalhão Solimões, que depois de receber uma denúncia de que duas pessoas estariam vindo na lancha Crystal para executar um crime no município.
Venilton Vasconcelos de Souza
Rogério Batista de Almeida, natural de Codajás e residente em Coari, conhecido como Ceará do alho foi preso na quarta-feira ao desembarcar em Tefé. Ele vinha acompanhado de Venilton Vasconcelos de Souza, 25, natural de Manaus, residente em Coari, que faria a execução de Aldeney Araújo. Rogério assumiu que estava vindo ao município para se certificar da execução de Aldeney, que veio, segundo Rogério, se refugiar na casa de uma tia que mora em Tefé.  Rogério afirma que Aldeney teria disparado tiros de espingarda na direção de sua casa e que depois teria fugido para Tefé. “Em março deste ano ele tentou me matar dentro de uma boate em Coari”, disse. Aldeney nega a acusação e disse que foi vítima de um tiro de Rogério.
Rogério, que está preso, responderá por tentativa de homicídio e Venilton, o pistoleiro, que foi preso há menos de dois meses em Tefé, mas que foi solto pela justiça, por insuficiência de prova no crime que foi acusado, de acordo com a promotoria de justiça, responderá por porte ilegal de arma.
Venilton é o segundo caso em que é preso pela segunda vez em Tefé em um período inferior a dois meses. Ele faz parte da mesma quadrilha que integrava Gildomar Correa da Conceição, do Juruá, preso na semana passada e que já tinha sido preso antes na mesma quadrilha em que foi preso Venilton. Com ele foram encontrados materiais de arrombar fechaduras e portas. Na primeira prisão, além de material para arrobar fechaduras o grupo foi pego com duas pistolas: uma 9 mm e uma 380. Dessa vez Souza portava um revólver calibre 38, carregado.
“Eu só recebi R$ 300,00. A gente faz isso por necessidade”, disse o criminoso.
Venilton receberia no total R$ 2.000,00, os R$ 1.700,00 restantes seriam pagos depois da execução do serviço.
“Eu vim a Tefé para me certificar da execução”, disse Rogério.

Petrobras descobre novo campo no AM


Três meses depois de obter os primeiros resultados positivos de exploração, a Petrobras confirmou ontem a viabilidade comercial do poço 1-ICB-1AM, denominado Igarapé do Chibata, com capacidade de 2,5 mil barris de óleo por dia, e agora parte para delimitar o novo campo de óleo e gás no Amazonas. O poço está situado no município deTefé, a 32 quilômetros da Província Petrolífera de Urucu, onde a companhia possui três campos em atividade.
O poço com profundidade de 3.485 metros na bacia sedimentar do Solimões compõe o bloco SOL-T-171, arrematado pela Petrobrás em Outubro de 2005, na Sétima rodada de Licitações promovida pela Agencia Nacional de Petróleo e gás natural (ANP).
Com 100% de participação dos direitos de exploração e produção, a companhia encontrou óleo leve com grau API de 46°, numa escala que vai até 50°, o que confirma a grande quantidade de hidrocarboneto nas bacias sedimentares do Solimões e do Amazonas, com maior capacidade de aproveitamento. “Este óleo é o de melhor qualidade já encontrado no país pela Petrobras. É de altíssima qualidade: na bacia de campos é de 18 a 20 graus API”, disse o presidente da Petrobras, José Sergio Gabriel que ontem acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita a Manaus.
A capacidade de produção do chibata é 163% maior do que o primeiro poço comercial descoberto na Amazônia, 1-RUC-1-AM, em Outubro de 1986, que jorrou com pressão de 959 mil barris diários de óleos e 43° API. Na província de Urucu, a companhia possui os campos RUC,LUC e SUC, os dois últimos a leste e Sul do rio Urucu. São 60 poços com capacidade média de 55 mil barris de óleo por dia e 9,5 milhões de metros cúbicos diários de gás. A produção é processada na planta do Polo Arara, que detém o maior complexo de unidades de processamento de gás natural (UPGNs) do País, responsáveis pela separação do óleo, do gás liquefeito de petróleo (GLP)e gás do natural, que começou a ser transportado pelo gasoduto Urucu-Coarí-Manaus.
A Petrobras executa agora o plano de avaliação da descoberta (PAD), aprovado pela ANP que prevê a aquisição de novos dados sísmicos e perfurações de poços deliminatórios.

São Paulo de Olivença terá verba de R$ 80 milhões


O município de São Paulo de Olivença, no Alto Solimões atingido pelo fenômeno de Terras Caídas, irá receber R$ 80 milhões do governo federal. Os recursos deverão ser repassados pelo governo do estado.
O fenômeno natural provocou o desmoronamento de parte da orla da cidade e deixou mais de cem famílias desabrigadas.
O anúncio da liberação dos recursos foi feito, em Manaus, pelo governador Omar Aziz e pelo ministro da integração Nacional, João Santana.
Omar que almoçou com o ministro na sede do governo, bairro Compensa, zona Oeste, disse que já vinha conversando há alguns meses por telefone com Santana, que foi muito sensível aos problemas enfrentados pelo estado em relação aos fenômenos naturais. “Ele é uma pessoa que conhece muito bem a região, sabe das nossas dificuldades, pois já havia nos ajudado no momento da seca e agora nos dá mais uma boa notícia”, disse o governador.
Em outubro, o ministério da Integração Nacional repassou ao Estado R$ 23 milhões para auxiliar os municípios atingidos pela seca histórica. O prefeito de São Paulo de Olivença, Raimundo Nonato, PT, teve em Brasília buscando recursos para o município.  “Todo ano faço essa viagem, nela nós procuramos fazer articulações para conseguir emendas federais para o município”, destacou.

O superintendente Adjunto Eduardo Badaró e Sinderley


Aproveitando o espírito de comemoração aos 42 anos de existência da Secretaria da Receita Federal, foi realizada, dia 25 de novembro, na Delegacia da Receita Federal, em Manaus, a cerimônia de entrega da medalha "Noé Winkler" ao Agente da Receita Federal em Tefé, Sinderlei Fernandes Alfaia. Cerca de 20 candidatos concorriam ao prêmio.
O evento contou com a presença do superintendente adjunto Eduardo Badaró, do delegado da Receita Federal em Manaus, Omar Rubim, e do delegado Adjunto Alzemir Vasconcelos. Eles parabenizaram os homenageados e fizeram questão de enfatizar o reconhecimento aos funcionários que representam exemplos de sucesso e conduzem a Receita Federal cada vez mais a um caminho de excelência.
Sinderley, que atua há 25 anos no órgão, disse que a premiação é o reconhecimento de sua capacidade profissional e de muita dedicação às atividades desenvolvida com zelo e presteza ao ser viço público.
"A principal conquista do indivíduo é quando este se supera e transforma a vontade de ser um homem de sucesso em atitudes que o tornem um homem de valor", destacou Sinderley em seu discurso de agradecimento.  
A agência de Tefé tem jurisdição em 12 municípios das calhas dos Rios Solimões, Juruá e Japurá.