22 de mar. de 2011

Mais uma morte questionada no Hospital Regional de Tefé

Francelina mais uma vítima do HRT em Tefé
A paciente esperou das cinco da manhã até o final do dia e falecer no centro cirúrgico


Revolta e tristeza. Estes são os adjetivos que melhor definem o sentimento da família de Francelina Cordeiro Rock, 30. A jovem, que contou com o atendimento da rede pública de saúde durante todo o seu pré-natal não teve a mesma felicidade justamente no dia mais importante de sua gestação: o dia do nascimento de seu bebê. A nobre e alegre concepção da vida que representa o parto revelou para a família de Francelina Cordeiro, sofrimento, frustração e dor. A família conheceu de perto o lado mais perverso do serviço público: a omissão.
E o que seria um simples parto cesariano acabou se transformando em um grande pesadelo para a família da jovem, que teve negado, não só o direito da concepção da vida como teve sua vida interrompida.
         De acordo com o esposo da vítima, Francisco Bernardo Gomes, 33, ao levar a esposa para o Hospital Regional de Tefé, o médico César Gonzales Saci, teria proposto realizar a cirurgia da esposa na Clínica Climed, de propriedade de José Rodrigues, atual diretor do Hospital Regional. O valor da cirurgia seria de R$ 3.500,00, como Gomes não aceitou a proposta, o valor caiu para R$ 2.000,00, mas a cirurgia seria realizada no próprio hospital.
         Ao questionar o médico a respeito da cobrança, ele teria dito que o caso da paciente não seria simples e por isso a cobrança. Não aceitando, Gomes foi orientado pelo médico a retornar para sua casa, recebendo dele o número de um celular e um telefone fixo para contato, caso mudasse de ideia. A anotação foi feita em um receituário timbrado do Hospital Regional de Tefé e com a antiga logomarca da prefeitura do município. “Minha esposa reclamava de dor, eu pedia para que ela fosse operada e não me deram atenção. Ficamos das cinco da manhã até o final do dia, quando ela finalmente entrou para o centro cirúrgico”, disse o esposo da vítima.
Um médico que não quis se identificar disse que dar plantão em Tefé é um sério risco para o profissional. Segundo ele, a quantidade de paciente é muito grande para o número de médicos de plantão, no máximo dois, geralmente é apenas um e que o os auxiliares são insuficientes e muitas vezes despreparados para o exercício da função. Outro problema grave relatado pelo médico é a auto-suficiência de alguns profissionais auxiliares. “Já houve caso de eu recomendar uma medicação e o auxiliar aplicar outra”, disparou.
Há menos de um mês a vítima no Hospital Regional de Tefé foi Rosiane Tavares da Silva, 24. A família questionou o atendimento e o tratamento recebido pela paciente durante as três horas que antecederam o seu óbito. Rosiane era suspeita de Dengue. O material coletado para esclarecer a morte da paciente foi extraviado. De acordo com a direção do hospital, o frasco que continha o material coletado para a realização dos exames quebrou durante a viagem para Manaus. A família não aceitou a versão do hospital e acionou a justiça.
O médico César Gonzales Saci negou as acusações da família da vítima. Ele admitiu que a anotação dos telefones eram dele, mas argumentou que seriam para um eventual exame de ultrassonograia oferecido por ele à família. “Eu tenho um aparelho de ultrasson”, disse. Mais tarde o médico acabou dizendo que tem um aparelho, mas que nem se encontra funcionando.
Procuramos a direção do hospital para se manifestar sobre o caso, mas fomos informados de que o diretor havia saído. Ao chegarmos no local constatamos que havia apenas um médico para atender todo o hospital e um outro de sobreaviso para os casos de cirurgias.

CEST/UEA empossa novos professores

Uma solenidade no início do mês, no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST) marcou a posse de mais 15 professores aprovados no concurso público para compor o corpo docente da UEA em Tefé. O evento contou com o seminário de integração para os novos professores, presidido pelo o magnífico reitor, doutor José Aldemir de Oliveira, via transmissão por satélite, no qual o reitor apresentou a estrutura da universidade para os docentes que estão ingressando agora na universidade.
Depois do evento on line, na área de convivência do CEST deu-se início à cerimônia de posse. Na mesa estavam a representante dos professores, professora Teresinha de Jesus Costa, a representante dos funcionários, Maria dos Anjos Ramos e o representante da classe estudantil, presidente do Diretório Regional dos Estudantes, DRE, José Luiz.
Dos professores empossados Denise Medin da Mota, Marcos Lúcio de Souza, Kristian Oliveira de Queiroz e Yomarley Lopes Holanda são egressos do CEST.
Para Marcos Lúcio de Souza, da primeira turma de Química do CEST, a posse na universidade onde ele se formou representa uma grande conquista pessoal e profissional.
O fonteboense Yomarley Lopes Holanda, também da primeira turma, do curso de História destacou a função social e o potencial de contribuição com o desenvolvimento da região do Solimões. “Isso é uma prova das oportunidades que a universidade abriu para essa região e para mim é a realização de um sonho”, concluiu.
A diretora do CEST, professora Dra. Luciane Lopes de Souza destacou a importância da interiorização do ensino superior e disse que a universidade vem consolidando o seu papel como instituição de ensino.

Setor de Comunicação do CEST/UEA, com adaptações

Técnicos da Petrobras visitam Tefé


Técnicos da Petrobras em visita ao General Fioravante, na 16ª Brigada
 Com objetivo de informar e esclarecer a população tefeense acerca das atividades da Petrobras no município, uma equipe de cinco técnicos da empresa estiveram em Tefé palestrando sobre as atividades de produção e exploração de petróleo na região.
O Gerente Geral da Unidade de exploração e produção da Amazônia da Petrobras, o geólogo Luiz Ferradans explicou que o momento da empresa no município é uma etapa exploratória, já em uma transição para a etapa de avaliação de uma descoberta em que a Petrobras obteve autorização junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP), para realizar essa avaliação e que a Petrobras atualmente está com uma equipe de cerca de 1.500 pessoas trabalhando na aquisição de uma sísmica 3d, que permitirá a obtenção de mais informações de superfície, na profundidade, abaixo do solo para que a empresa possa integrar  dados e perfurar novos poços e a partir daí delimitar a acumulação descoberta pelo poço denominado igarapé Chibata.
Ele explicou que a Petrobras está em uma fase de estudos, aquisição e integração de informações para poder estabelecer um modelo geológico, geofísico que tenha consistência a fim de dar prosseguimento ao processo de exploração.
De acordo com Ferradans, o período de avaliação sobre a produção de gás e petróleo na região deverá durar pelo menos mais dois anos. ‘“Estamos trabalhando na aquisição de novos conhecimentos, de mais informações”, explicou.
O gerente disse também que a atividade de exploração de petróleo é sempre uma indutora de infraestrutura e que as necessidades dessa infraestrutura fomentam a criação de novos empregos, mas alertou para a questão da qualificação profissional.
“Essa atividade fomenta a criação de novos empregos, mas por ser uma indústria em que a especialização, a qualificação profissional é muito importante ela acaba no final fornecendo a necessidade para a comunidade, para as escolas, universidades a necessidade de desenvolver a qualificação profissional e gerar oportunidades de mão de obra local”, destacou.
A geração de impostos e royalties a partir da produção e exploração de gás e petróleo gera grandes expectativas no município e o impacto inflacionário já é perceptível em Tefé. A população espera agora que os recursos financeiros sejam revestidos em benefícios para a comunidade, ao contrário do que aconteceu com a vizinha Coari, onde os recursos foram parar nos esquemas de corrupção e a população não conhece, até hoje, os benefícios da exploração petrolífera no município.
Após as atividades realizadas no Auditório Márcio Ayres, no Cetam, a equipe da Petrobrás se deslocou para a 16ª Brigada, onde participou de um coquetel com o alto Comando e em seguida realizou uma palestra para os oficiais e sargentos do Exército.
De acordo com o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General Pedro Antônio Fioravante, o evento foi provocado pela Petrobras e, entre outras coisas, aproveitar a oportunidade para dar melhor entendimento sobre as atividades da empresa no município.
Entre trocas de presente e elogios da Brigada e Petrobrás, o General Fioravante disse que a “Operação Ouro Negro” materializa a parceria entre o Exército e a Petrobrás.

Trânsito em Tefé volta a sofrer ações de fiscalização


Blizts tenta garantir segurança no trânsito de Tefé

 
Com objetivo de conscientizar os condutores de veículos de duas rodas, equipes da coordenação municipal de trânsito de Tefé, em parceria com o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detram) vêm desenvolvendo blitz educativas no trânsito.
De acordo com Edvaldo Reis de Souza, representante do Detram no município, as ações tem como objetivo a educação no trânsito.
“O alto índice de acidentes e as constantes irregularidades cometidas por condutores farão a constância dessa iniciativa”, disse Souza.
Souza alertou também para os riscos do excesso de passageiros. “Era um problema que nós tínhamos atenuado, mas vem assumindo novas dimensões. 
Apesar dos riscos em caso de acidente, é comum no município o flagrante de condutores sem o uso do capacete, inclusive, por motos taxistas.

15 de mar. de 2011

Tefé na Folia leva milhares de pessoas à Remanso do Boto

Palco dos últimos carnavais tefeense, a Praia da Muralha agora virou um grande canteiro de obras. Ali, depois de tantas manchetes e especulações, finalmente está sendo construída a Orla de Tefé. O palco do carnaval deste ano foi a Praça Remanso do Boto, depois da primeira noite realizada na AABB, com eleição da Rainha do Carnaval 2011 e Rainha Gala Gay, a programação seguiu nos dias seguintes na Remanso do Boto.
Na parte de estrutura a prefeitura fez bem a sua parte, contratou palco, som, banheiros químicos, organizou o policiamento e garantiu a segurança do evento. Abadás e camisinhas foram distribuídos e o que mais faltou no Tefé Folia foi mesmo as músicas de carnaval, o forró acabou sendo um ritmo marcante. A banda Evolução do Forró aproveitou a “onda” e lançou o seu novo CD.




Foliões no carnaval de Tefé, na praça Remanso do Boto, no Centro da cidade.


10 de mar. de 2011

Paciente suspeita de Dengue morre três horas depois de entrar no hospital

A vida conjugal de Messias dos Santos Vitório, 22 e Rosiane Tavares da Silva, 24, ambos tefeenses, moradores do bairro de Santa Tereza, estava apenas começando. Depois de sete anos de namoro os jovens resolveram selar os laços matrimoniais, estavam casados há apenas dois meses. Messias, soldado do exército brasileiro fazia planos para o futuro, ele aguarda para os próximos meses o engajamento como militar. “Com o engajamento nossa vida iria melhorar” lamentou o soldado.

Tudo caminhava conforme o casal planejava até a esposa entrar na lista das centenas de pessoas que já contraíram a Dengue.

Mas o que parecia ser só mais uma vítima de uma epidemia anunciada revelou para o casal um drama muito maior. Messias relatou que esposa passou mal no dia 06 de fevereiro (domingo) e que na segunda-feira teria levado-a para um Posto de Saúde, no Centro de Tefé, onde, segundo o marido, foi colhido sangue para teste de malária, tendo resultado “negativo”; que na terça-feira a esposa continuava com febre, dor de cabeça e dores nos ossos e que teria tomado paracetamol. Ele afirmou ainda que na quarta-feira, durante a noite a esposa teria se recuperado da febre e da dor de cabeça, porém se sentia muito fraca.

“Na quinta-feira pela manhã ela estava sentindo dores fortes nas costas, sentia tonturas, tinha crise de vômitos e acabou desmaiando”, relatou o marido. Segundo ele, por volta das 14:00 horas foi ligado para o Hospital Regional solicitando uma ambulância, que teria chegado ao local por volta das 15:00 horas, com o motorista, mas sem nenhum enfermeiro. “Minha mãe acompanhou-a até o hospital e ao dar entrada, ali não houve atendimento médico. Minha esposa reclamava de fortes dores e precisava deitar-se, porém, o hospital não disponibilizou nenhum leito, depois uma paciente cedeu o seu leito para minha esposa”, relatou.

Messias afirma que por volta das 16:00 horas uma enfermeira aplicou soro e colocou oxigênio na esposa e que por volta das 17:20 presenciou os seguintes procedimentos: o médico, Sandro Munhoz compareceu à porta, deu apenas uma olhada de longe, perguntou o que ela estava sentido e que o esposo teria respondido que a esposa estava com fortes dores nas costas e que não estava mais suportando as dores. O médico retirou-se do local e que teria surgido uma enfermeira para aferir a pressão arterial da paciente, que naquele momento era de 10/5. Logo em seguida veio outra enfermeira para aplicar uma injeção. Perguntei que medicamento seria aquele e ela respondeu que era Dipirona. “Depois disso aplicou mais duas injeções (diclofenaco). Em seguida minha esposa começou a suar frio, sentir falta de ar e pedir socorro. Fomos chamar o médico, que demorou uns três minutos a atendê-la. O médico que apareceu no local já era outro que não sei dizer o nome. Ele começou a fazer massagem cardíaca em minha esposa, aplicaram mais injeções de adrenalina e o desfibrilador. Naquele momento minha esposa faleceu. Fomos procurar o médico que fez o primeiro atendimento, mas o mesmo não se encontrava mais no hospital”, relatou.

A família reclamou ainda que o atestado de óbito e o prontuário de atendimento foram assinados por um terceiro médico que não participou do atendimento, José Rodrigues de Melo e que o médico que teria atendido Rosiane não teria CRM (registro no Conselho Regional de Medicina).

O médico confirmou que assinou o atestado de óbito para facilitar os procedimentos funerais da vítima, mas não se manifestou sobre o prontuário porque disse que não foi ele quem atendeu a paciente e que também por essa razão não iria se manifestar sobre o caso.

Procurada por nossa equipe, a Secretária de Saúde do Município, Nalu Celane Pinheiro confirmou que o médico que atendeu a paciente não tinha o CRM (registro obrigatório para o exercício da medicina), mas que ele já teria dado entrada no registro e que ele possui um protocolo que o autoriza a exercer a profissão.

Ainda de acordo com a secretária, no dia do ocorrido, ela estaria em Manaus participando de uma pactuação com equipes do Governo do Estado e do Ministério da Saúde e que ao chegar em Tefé reuniu com todos os funcionários que participaram do atendimento da paciente. Ela afirmou ainda que a paciente teria passado pela triagem e que o medicamento aplicado teria sido recomendado porque o médico se encontrava atendo outros pacientes. A família contesta a versão da diretora sobre a triagem.

“Há informações de que essa paciente já chegou com “choque”, desidratada e muito debilitada”, disse. A secretária afirmou ainda que provavelmente a paciente veio a óbito por Dengue Hemorrágica e que a família teria demorado a levá-la ao hospital.

No atestado de óbito a causa da morte é definida como Choque Hipovolêmico e Desidratação.

A confirmação do óbito será atestado, de acordo com a secretária, depois da análise minuciosa dos procedimentos e informações dos funcionários, pois no momento do óbito não havia sorologia no hospital e que o sangue coletado para análise teria sido extraviado.

O comando da 16ª Brigada não quis se manifestar sobre o caso, mas informou que está dando todo o suporte necessário para o esclarecimento dos fatos. Um encontro do General Pedro Antônio Fioravante com o Juiz de Direito da 1ª Vara do Fórum de Justiça de Tefé foi confirmada na última quinta-feira, dia 24/02.

O soldado está recorrendo à justiça e disse que exige esclarecimento sobre a morte de sua esposa.

 
“Ela entrou andando e saiu morta depois de três horas. Algo de errado aconteceu”, reclamou.

Passaredo voa vazia para Manaus

No ano passado Márcio Rocha Melo, presidente da HRT Petróleo veio a Tefé, reuniu com o executivo municipal, com o legislativo e chamou a comunidade para mostrar quais eram os planos de sua empresa para a Bacia do Solimões, em um plano de ações de 5 anos, no qual Tefé está inserido.
Entusiasmado e com um jeito que o diferencia como executivo Márcio Melo disse que a exploração de gás e petróleo na região deverá durar bastante tempo.
A HRT Comprou as concessões de exploração da Argentina Petra, através da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A área de exploração é de 50 mil mk2, o equivalente a 50% do que pertencia à empresa Argentina.
A HRT estima investir U$$ 3 bilhões na exploração de gás e petróleo na Bacia Amazônica. No mercado de ações, a empresa goza de um crescimento nada mais nada menos que 56%.
Na da época da visita ao município, Márcio Melo prometeu construir um centro de excelência de saúde em Tefé, incluindo uma unidade de terapia intensiva, dotar o hospital de Tefé com os melhores médicos e equipamentos para servir seus contratados e a comunidade tefeense.
O raciocínio do empresário é simples, Tefé é pólo e o deslocamento para Manaus é inviável.
Perguntado sobre o que a população poderia esperar da HRT, o Márcio Melo foi taxativo em dizer: trabalho duro, dedicação, respeito e progresso. “Quando for necessário e onde for necessário emprego e desenvolvimento, desde que justificado”, declarou.
A Geo Quasar, contratada da HRT está fazendo uma radiografia do subsolo na área de exploração da HRT. A empresa já emprega cerca de 500 funcionários, na maioria tefeense, entre a base de operações e o escritório na sede do município.


Aeronave da Passaredo no pátio do aeroporto de Tefé
 
Diariamente, de segunda a sexta um voo da Passaredo, uma aeronave do tipo Brasília, com capacidade para 80 passageiros passa por Tefé levando passageiros para as áreas de atuação. Ao retornar para Manaus a aeronave segue vazia. Talvez esteja faltando o município colocar em prática a palavra Parceria que sempre norteou o discurso do ainda candidato e agora prefeito Jucimar Veloso. Para o empresário que se dispôs a pronunciar a palavra dedicação por parte de sua empresa, enquanto o Centro de Excelência não sai, ocupar os acentos de um voo que volta vazio para a capital com os munícipes que compartilham a sua riqueza quem sabe não seja o início de um benefício de uma exploração que a população gostaria também de se beneficiar, inclusive voando, ainda que seja de carona, se livrando do preço exorbitante que obriga quem pode e quem não pode pagar para ir até Manaus.

Rampa de acesso ao bairro do Abial em obras

Rampa do bairro do Abial
A ação das água provocou uma erosão e comprometimento do local
A prefeitura de Tefé está recuperando os danos causados pelas chuvas na principal via de acesso ao bairro do Abial. Com a ação das águas parte do local começou a sofrer erosão e estava comprometendo a rampa de acesso ao bairro.
Além da recomposição de parte da pavimentação da rua que ficou danificada após a erosão causada pelas chuvas, um arrimo de concreto deu mais proteção ao local.

Orgulho caboclo: tefeense foi considerada a melhor aluna do curso de Odontologia da UEA em Manaus

Não é muito distante a época em que cursar uma faculdade era um sonho distante e difícil de realizá-lo. Apenas as famílias mais abastadas conseguiam mandar seus filhos estudar fora, ou com rara exceção, um pobre se aventurava no desafio do curso superior. Com o advento da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobretudo para o interior, o que antes era privilégio de um número reduzido de pessoas e que era encarado como um sonho hoje é uma obrigação. A universidade finalmente está ao alcance de todos, ainda que não disponibilize muitos dos cursos que boa parte da juventude deseje cursar.
O Campus avançado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Coari, também facilitou e deu mais opção para a população do Médio Solimões.
Ana Karla e o esposo Nomando Bessa
A criação de cotas na área de saúde também significou um avanço considerável para o ingresso de interiorano nos cursos da área de saúde. Com a criação das cotas, os alunos do interior, a maioria sem acesso a bons pré-vestibulares concorrem a uma vaga em desigualdade de condições, sem prejuízos do aproveitamento do curso, uma prova disso foi a tefeense Ana Karla de Souza Santos, 32 anos. Ela foi considerada a melhor aluna do curso de Odontologia da UEA, em Manaus. Com o “cartucho na mão Ana Karla virou orgulho tefeense e já faz planos para iniciar as suas atividades como Cirurgião Dentista no município onde nasceu e concluiu o ensino médio.

2 de mar. de 2011

Papi e Gean empossados em Tefé

Foram empossados no Ginásio da Escola Walter Cabral, no dia 10/02, como Prefeito e Vice-Prefeita de Tefé, respectivamente, Jucimar Veloso, o Papi e Gean Celane. Além da posse do prefeito e vice, Juvenal Correa foi reconduzido à presidência da Câmara.

A solenidade de posse foi iniciada com um vídeo que exibia os momentos mais marcantes de campanha e da solenidade de diplomação do prefeito e vice eleitos no dia 23 de janeiro. A música do pula-pula virou o tema da vitória e levantava o público do ginásio, sempre que executada.

Visivelmente emocionada, a vice-prefeita Gean Celane optou pelo discurso escrito. Ela agradeceu o povo tefeense, à família, fez citação bíblica, valorizou a mulher e citou os escritores da literatura brasileira Jorge Amado e Clarice Lispecto.

Gean defeniu o momento de posse como uma alegria densa, emoção, felicidade e de compromisso. “Compromisso que me traz com este povo grande responsabilidade”, afirmou.

Parafraseando a Presidente Dilma Rousseff, Gean disse que continua não é repetir, é avançar no processo construtivo.

“Já era tempo de abrir os olhos, de alargar os horizontes para incorporar seguimentos sociais até então desconsiderados e abrigar um conjunto maior de fazeres em todos os níveis da sociedade...”, prosseguiu.

O Prefeito Jucimar Veloso, em seu discurso, agradeceu o povo, as instituições que o apoiaram, teceu elogios ao governo interino de Juvenal Correa e destacou o fato de ele ter sido o único candidato que teve como vice uma mulher.

“Fiz questão de prestigiar a mulher porque acho que ela tem que participar do processo político de nossa cidade, participar das decisões do município”, ressaltou.

Com um discurso progressista, Papi prometeu transparência em seu governo, garantiu que trará médicos especialistas, disse está preocupado com a dengue e se comprometeu em colocar 600 pessoas nas ruas em um mutirão de limpeza.

Na posse Papi ratificou o seu discurso de campanha, assumiu compromissos e prometeu tirar Tefé do atraso, como ele mesmo define. Em seu favor ele tem o governo, sete vereadores, dois senadores. Agora é esperar para ver.




Problema de bueiro na Rua Amazonas põe moradores em risco no bairro de SÃo JoÃo

Toda vez que chove o drama dos moradores da Rua Amazonas, no bairro de São João se repete: o bueiro não é suficiente da a drenagem da água e as conseqüências são as piores possíveis.
“O problema existe há muito tempo, entra e sai prefeito e ninguém faz nada”, disparou Abranildo de Souza Farias, instalador, morador da Rua Amazonas. Farias espera agora que a nova gestão possa resolver o problema da comunidade. Na casa dele já há indícios de rachaduras, o muro desmoronou e ele está preocupado com a segurança da família.
“Trabalho, pago os meus impostos e quando preciso do poder público eles me dão as costas”, desabafou.
A doméstica Francisca Freitas Mendonça, moradora há 13 anos no local disse que sempre sofreu com os problemas de alagamento. Na última chuva forte que houve na cidade a família foi obrigada a suspender os móveis para não ter mais prejuízos.
“Aqui nós ficamos expostos aos riscos da sujeira trazida pela chuva e os riscos de nossos filhos contraírem doenças são grandes”, reclamou a moradora.
Por Raifran Brandão