20 de jul. de 2011



Navecom perde contrato com HRT por prática ilegal

Além de perder o contrato, Navecom teve embarcações apreendidas e foi autuada pelo ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio autuou na região do alto Rio Tefé, a empresa  Navecom – Navegação e Comércio Ltda.
De acordo com o Analista Ambiental do ICMBio Paulo Faiad, a empresa foi penalizada por extração ilegal de areia porque explorava a atividade mas não possuía Licença de Operação expedida pelo Instituto de Proteção Ambiental (IPAAM), órgão licenciador do Estado, e pelo DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral. Uma draga, uma balsa e um barco utilizados no crime ambiental foram apreendidos pelos fiscais do ICMBio.
Faiad explicou ainda que a Navecom possuía apenas a licença de viabilidade ambiental dada pelo município de Tefé e que ela teria sido expedida sem nenhuma consulta ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e sem a devida publicidade que se deve dar ao pedido de licenciamento de uma atividade de alto potencial de degradação.  Um funcionário da Navecom disse que a areia seria vendida para a HRT.
De acordo com Eduardo Freitas, da Diretoria de Perfuração e Produção da HRT, a Navecom foi contratada para fornecer areia e teria apresentado as licenças exigidas pelos órgãos licenciadores, uma exigência da empresa, na época da contratação.
“Quando encomendamos o segundo lote, fomos informados de que ele viria da mesma fonte do primeiro lote e acreditamos que eles teriam as licenças ambientais, conforme apresentado anteriormente à HRT. Mesmo assim, como é o padrão da empresa, solicitamos que apresentassem os documentos para finalizarmos o processo de compra adequadamente”, justificou.
Freitas disse ainda que constatou que o segundo lote seria de uma procedência diferente quando, ao invés de apresentar as licenças a Navecom apresentou um protocolo de pedido de licença. Foi definido que a empresa deveria apresentar a documentação definitiva mas,  extrapolado o prazo acordado pela empresa para que os referidos documentos fossem apresentados, a HRT teria suspendido o pagamento e rescindido contrato com a fornecedora.
“Recebemos informações de que a empresa estaria atuando sem as licenças ambientais para a extração da areia. Como nossa política é de tolerância zero com qualquer fornecedor que não obedeça aos trâmites legais, decidimos suspender o nosso contrato”.
Eduardo Freitas
José Paulo Kastrup, Gerente de SMS da HRT destacou a importância da comunidade interagir com a empresa. “Não temos como estar em todos os lugares. Por mais que tentemos isso, em algum momento ou em alguma situação pode acontecer algo que não é o nosso desejo, daí a importância da parceria que nós prezamos, não só com as instituições como também com o comunitário”, concluiu.
A autuação da Navecom se deu após uma denúncia recebida pelo ICMBio.
A retirada de areia do leito do Rio Tefé pode causar, entre outros impactos, o rebaixamento de praias utilizadas para desova de quelônios, a diminuição da velocidade decorrente do rio e pode afetar toda a fauna aquática, além do assoreamento do leito do rio.
Esses impactos podem afetar diversas famílias que moram abaixo do local de extração, ao longo do rio, na Floresta Nacional e também a população da cidade de Tefé e Alvarães que consomem o pescado oriundo da área. O Rio Tefé e seus afluentes formam o lago de Tefé antes de desaguar no Rio Solimões, e representa a única área de pesca do município de Tefé. Por essa importância, toda a região está inserida em um acordo de pesca que está sendo implantado com a participação de diversas instituições do poder público e representantes da sociedade civil.      
 HRT é uma empresa privada que detém 55% dos direitos de exploração de óleo e gás de 21 blocos de exploração leiloados pela Agência Nacional de Petróleo, ANP.

Codam aprova projeto que beneficiará transporte aéreo do interior



A aviação aérea interestadual no Amazonas ganhou um novo impulso com o projeto da empresa MAP Transportes Aéreos, aprovado no final do mês de junho, na 233ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), com vistas à expansão das operações de tráfego aéreo para oito municípios do interior, além da capital Manaus.
A principal vantagem com a aprovação do projeto será a maior oferta de voos para os municípios do interior e a possibilidade de redução, a longo prazo, dos preços das passagens. “O Amazonas está incentivando as empresas e isso é importante porque dá sobrevida não só a essa empresa, mas outras empresas menores que aqui se instalaram”, explicou o vice-governador do Amazonas, José Melo, que presidiu a reunião do Codam.
A MAP Transportes Aéreos teve aprovado projeto que prevê redução de 18% na alíquota de ICMS nas operações internas da aquisição de querosene. Com os incentivos a empresa pretende atender as cidades de Humaitá, Lábrea, Tefé, Tabatinga, Eirunepé, Parintins, Manicoré, Coari e Manaus. A previsão é de investimentos iniciais de R$ 25 milhões, segundo o diretor da MAP, Marcos Pacheco. “Essa contrapartida do Estado de reduzir a alíquota do imposto faz com que a gente possibilite um acesso a população de passagens mais baratas”, garantiu.
Durante a reunião do Codam, o vice-governador Jose Melo também destacou os investimentos que o Governo do Estado está fazendo para a melhoria da infraestrutura aeroportuária de sete municípios do interior. “Nesse momento, estamos com sete projetos do governo federal no sentido de trabalhar os sete aeroportos mais importantes do ponto de vista econômico. Enquanto isso, com recursos próprios do Estado, estamos reestruturando as pistas menores, feitas de piçarra compactada, e outras feitas de concreto”, disse.


Fotos: Chico Batata / AGECOM

Triangulo amoroso termina em tragédia



Marcos André dos Santos Celane, 17 anos, morador da Travessa 15 de Junho Juruá, morreu na depois de receber três violentas facadas, uma no braço e duas nas costas. A vítima era filho do ex-vereador Marcelo Celane, e segundo depoimentos de populares estava se envolvendo com Laura Alves Servalho, 27 anos, que há dias tinha se separado do marido Josué Lima de Alencar, o Joca, fato negado pela família que disse que os dois eram apenas amigos.
Marcos André dos Santos Celane, 17 e Eliézio Nonato Ferreira, 26
Conforme depoimentos de populares, Joca não aceitava a separação, e teria dito que iria cometer uma loucura se visse a ex com outro homem. No sábado à noite Marcos e Laura saíram juntos. Joca os viu em uma festa e arquitetou o seu plano. Armou-se e decidiu esperar os dois na casa onde a ex-mulher morava, na Rua das Flores, São Francisco. Segundo informações apuradas pela reportagem, o assassino no momento em que entrou na residência, ameaçou outra mulher de nome não revelado, dizendo para ela ficar calada e não falar nada para os dois no momento em chegassem, se não iria matá-la. Já na madrugada de domingo, por volta das 04:00h, o casal chegou em casa e ao entrar foi surpreendido pelo ex-marido que partiu pra cima do suposto namorado desferindo violentas facadas que atingiram fatalmente o rapaz. Laura levou duas furadas, mas sem gravidade. A vítima completamente ferida ainda correu em direção a rua em busca de socorro, mas caiu próximo do local, na esquina das ruas João Stéfano e Brasília, em frente ao SAAE. Mesmo socorrido, Marcos já chegou sem vida ao Hospital. Segundo informou a polícia militar, o criminoso encontra-se foragido. 
Fonte: www.tefenews.com.br 
Por Fábio Oliveira