21 de dez. de 2011

Agredido por denunciar irregularidades da prefeitura de Tefé


Raifran Brandão, diretor de O Solimões
A liberdade de expressão é um dos pilares da democracia. Agir, denunciar, formar opinião e defender a comunidade é um dos papeis mais importante da imprensa. Uma imprensa livre é sinônimo de boa relação com a comunidade e com as instituições. Mas parece que não é o que pensa o subsecretário de Finanças do município, conhecido como Babalu.
Após observar uma manchete do jornal O Solimões, que denunciava a existência de funcionários fantasmas da prefeitura de Tefé, o subsecretário agrediu de forma covarde o diretor e editor do jornal, que também cumpre o papel de jornaleiro.
O fato aconteceu no último domingo, quando Raifran Brandão vendia jornal para um leitor no restaurante Panorama. Após ser surpreendido com uma tapa no peito, Brandão tentou fuga, mas foi perseguido e ameaçado pelo subsecretário.
Testemunhas que estavam no local ao perceber da ação do agressor agiram em defesa da vítima. A Polícia Militar, PM foi chamada, mas o agressor fugiu do local após praticar o crime.
É a segunda vez que Brandão recebe agressão e ameaça de partidários do prefeito Papi. Durante a Festa da Castanha outro partidário do prefeito de Tefé agiu contra o editor do jornal.
Após registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, Brandão fez o Exame de Corpo e Delito para instauração de processo criminal. O caso já está no Ministério Público.
“Esse rapaz é daquele tipo que vive o afã de aproveitar a oportunidade de estar no poder para melhorar de vida. Tenho pena dele”, declarou Brandão.
“Há homens que criam suas oportunidades, outros que esperam cair do céu, como não cai, usam de todos os meios para se dar bem”, filosofou.
Brandão disse ainda que só a morte o silenciará. “Sou um homem de bem e cumpro o meu papel perante a sociedade. Não vou me curvar diante de agressões ou ameaças covardes, vou denunciar sempre e não vou me esconder atrás das cortinas da corrupção e da covardia típica dos homens fracos e sem personalidade”, desabafou.
Em nota um grupo de professores do Centro de Estudos Superiores de Tefé, unidade Acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas, repudiou a agressão sofrida pelo editor de O Solimões: “Repudiamos qualquer atentado contra a liberdade de expressão. Vivemos num Estado de Direito que assegura aos grupos e, sobretudo à Imprensa, expressar opiniões e até mesmo denunciar irregularidades em quaisquer das instituições. O ato de tolhir a liberdade de expressão é inconstitucional, ferindo desta forma o Estado de Direito.
Neste sentido, nossas solidariedades ao Raifran Brandão, fundador e editor do jornal O Solimões, pelo fato deste ter sido agredido fisicamente por ter publicado uma matéria criticando determinadas ações do executivo municipal, dia a nota.
O advogado Abel Alves, em seu programa “Guerreiros Tupeba”, que vai ao ar pela Rádio Rural de Tefé condenou veemente a ação do agressor e disse que isso é reflexo de um governo irresponsável que se instalou no município.
Alunos do Movimento Estudantil da UEA também repudiaram a ação do agressor.