20 de jul. de 2011

Codam aprova projeto que beneficiará transporte aéreo do interior



A aviação aérea interestadual no Amazonas ganhou um novo impulso com o projeto da empresa MAP Transportes Aéreos, aprovado no final do mês de junho, na 233ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), com vistas à expansão das operações de tráfego aéreo para oito municípios do interior, além da capital Manaus.
A principal vantagem com a aprovação do projeto será a maior oferta de voos para os municípios do interior e a possibilidade de redução, a longo prazo, dos preços das passagens. “O Amazonas está incentivando as empresas e isso é importante porque dá sobrevida não só a essa empresa, mas outras empresas menores que aqui se instalaram”, explicou o vice-governador do Amazonas, José Melo, que presidiu a reunião do Codam.
A MAP Transportes Aéreos teve aprovado projeto que prevê redução de 18% na alíquota de ICMS nas operações internas da aquisição de querosene. Com os incentivos a empresa pretende atender as cidades de Humaitá, Lábrea, Tefé, Tabatinga, Eirunepé, Parintins, Manicoré, Coari e Manaus. A previsão é de investimentos iniciais de R$ 25 milhões, segundo o diretor da MAP, Marcos Pacheco. “Essa contrapartida do Estado de reduzir a alíquota do imposto faz com que a gente possibilite um acesso a população de passagens mais baratas”, garantiu.
Durante a reunião do Codam, o vice-governador Jose Melo também destacou os investimentos que o Governo do Estado está fazendo para a melhoria da infraestrutura aeroportuária de sete municípios do interior. “Nesse momento, estamos com sete projetos do governo federal no sentido de trabalhar os sete aeroportos mais importantes do ponto de vista econômico. Enquanto isso, com recursos próprios do Estado, estamos reestruturando as pistas menores, feitas de piçarra compactada, e outras feitas de concreto”, disse.


Fotos: Chico Batata / AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário