16 de mai. de 2011

Prefeitura de São Paulo de Olivença realiza evento em comemoração do dia do índio

Comitiva do prefeito Raimundo Nonato na comunidade de Vendaval


A prefeitura municipal de São Paulo de Olivença realizou na comunidade de Vendaval um evento em comemoração ao dia do índio. Várias atividades cívicas, esportivas e culturais marcaram as comemorações, que contou com uma comitiva formada por professores e autoridades do executivo e legislativo municipal liderada pelo prefeito Raimundo Nonato, PT.
“Um momento importante para a celebração e manutenção da conservação das manifestações culturais das populações tradicionais”, destacou o prefeito Raimundo Nonato.
Para o professor José Francisco Patrício, secretário de educação do município, o evento marcou o compromisso do executivo municipal com os povos indígenas. “Pudemos comprovar e acompanhar a tradição e a cultura do povo indígena ticuna, que através dos seus rituais, seus costumes preservam uma identidade milenar”, destacou o secretário.
Nicéia de Souza Rocha, secretária de assistência social e primeira dama do município de São Paulo de Olivença destacou o evento como uma oportunidade de presenciar e de valorizar a cultura dos indígenas. A secretária aproveito a viagem também para  prestar serviços à comunidade, o que resultou na atualização do cadastro do programa Bolsa Família. “É bem melhor a secretaria ir até a comunidade, pois, facilita o trabalho e evita que alguma família fique de fora do programa ou corra o risco de perder os benefícios do programa.
As atividades em comemoração ao dia do índio envolveram os alunos das escolas municipais e da estadual Indígena de Vendaval. A gestora Marineide Batalha Carvalho definiu a iniciativa como uma atividade extraclasse e de grande importância para a educação indígena e para comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário