22 de out. de 2010

PRODERAM cria novas perspectivas para o Alto Solimões


Uma ação inédita do Governo do Amazonas em parceria com o Banco Mundial (Bird) está redesenhando o cenário econômico e social do Alto Solimões, uma das regiões mais carente e isoladas do Estado, porém detentora de um riquíssimo patrimônio de recursos naturais. O novo caminho para promover a integração social e a geração de atividades econômicas atende pelo nome de Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam) e tem como pilares intervenções nos setores de saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável nos nove municípios da região, nos quais já estão sendo aplicados R$ 44.828 milhões.

O Proderam começou a ser executado em 2008, depois de intensas negociações que definiram, inclusive, a retomada da capacidade de financiamento internacional por parte do Estado. O projeto realiza ações integradas nas cidades de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Fonte, Jutaí e Santo Antônio do Içá.

Somente nas áreas de saúde e saneamento estão sendo beneficiados 93.853 mil pessoas em Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Cidades-pólo do Alto Solimões,Tabatinga terá reformada e ampliada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI))do Hospital de Guarnição. Em Atalaia do Norte já estão em execução as obras de reforma do hospital com ala de maternidade, enquanto que na cidade de Benjamin Constant está sendo ampliado o hospital onde serão realizadas cirurgias.

Em todas as demais cidades da região estão sendo elaborados planos municipais de saneamento e projetos de engenharia para implantação, ampliação e melhoria no serviço de abastecimento de água.

O setor de Saneamento, especificamente, era tido como um dos mais críticos entre as demandas das cidades da região porque, embora sejam banhadas pelo rio Solimões, os municípios não tinham sistema básico de saneamento. A implantação desse serviço tem como objetivo universalizar o acesso à água e otimizar os sistemas de abastecimento nas sedes urbanas, nas comunidades rurais e comunidades dispersas.

Projeto de longo prazo, com financiamento no valor inicial de US$ 35 milhões, o Proderam desponta como uma solução viável para reverter as desigualdades sociais e promover o desenvolvimento econômico da região. O projeto cobre todo o Alto Solimões, uma área de 213 mil quilômetros quadrados onde está abrigada uma população de aproximadamente 230 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário