22 de out. de 2010

Última semana dos festejos de Santa Teresa em Tefé


Encerraram neste final de semana os festejos de Santa Teresa. O Arraial, que é uma tradição de quase meio século acontece sempre no período de outubro.
Durante os festejos a comunidade católica se reúne na Praça que leva o nome da santa. Entre as atrações estão os bingos, leilões, comidas típicas entre outras coisas. O local é ponto de encontro de muitos tefeenses que moram fora do município e que todo ano retornam para prestigiar o evento, é o caso da professora aposentada Vigilina Façanha Mendes, que aos 75 anos, devota de carteirinha da santa mostra entusiasmo em participar dos festejos.
“Frequento a festa de Santa Teresa desde a minha infância”, disse a professora, que planeja visitar a cidade de Ávila, na Itália, para conhecer a cidade da santa. “É uma comunhão onde a comunidade se junta para louvar, passear e comemorar”, destacou.
O ambulante Ildo Pessoa Gomes há 20 anos participa da festa de Santa Teresa. “É uma oportunidade para melhorar a renda”, disse.
Para Rossevelt Amorim Chaves, os festejos é uma tradição. Ele aproveita o evento também para comercializar camisetas e lembranças da santa e do município.
A empresária Lilian Zurra da Silva Freitas disse que a festa da padroeira da cidade inspira a volta de tefeenses que moram fora do município e que o evento marcou a vida de toda uma geração.
O Pároco, Pe. Pedro Xavier disse que a festa de Santa Teresa une as pessoas que vem de outras cidades para participar da festa. “É uma oportunidade também para a igreja arrecadar fundos para a reforma da catedral de Santa Teresa e para destinar recursos para outras obras da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário