10 de dez. de 2010

Prefeito de Tefé é cassado no TSE por exercer quarto mandato consecutivo





Já são nove os prefeitos cassados no Amazonas’


O prefeito de Tefé, Sidônio Trindade Gonçalves (PHS), foi cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ocupar um mandato pela quarta vez consecutiva.
Sidônio Gonçalves - Prefeito de Tefé
Sidônio foi prefeito de Alvarães de 1996 a 2004. No final do segundo mandato, ele pediu afastamento para concorrer à Prefeitura de Tefé. Depois de ser eleito em 2004 e reeleito quatro anos depois, o TSE afasta o prefeito e o município passará por novas eleições.
Ele já havia sido cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amazonas, que determinou novas eleições, mas o prefeito conseguiu se manter frente ao executivo municipal até a última instância.
O ministro Arnaldo Versiani afirmou que Sidônio é um "prefeito itinerante" por ter sido eleito em município vizinho. Ele lembrou o entendimento do TSE no sentido de que "só é possível uma reeleição subseqüente para o cargo de prefeito, mesmo sendo em municípios diversos".

Especulações:
Depois de publicada a decisão do TSE, deverá sair a convocação para as novas eleições, cuja data vem sendo motivos de grandes especulações. Enquanto a decisão do TSE não for oficializada, não é possível prevê a data das novas eleições. Depois que a decisão for publicada e a justiça do Amazonas comunicada da decisão oficial do TSE, o presidente da Câmara Municipal Juvenal Correa, PV, o Cacau assumirá o executivo tefeense. Cacau já acumula vários mandatos de vereador, é o mais antigo na casa e é famoso no município pela pouca escolaridade.
Transporte de coleta de lixo chegaram a parar
Com a queda de Sidônio está declarada a corrida à vaga do executivo tefeense
Desde que foi tornada pública a decisão da cassação do prefeito de Tefé, uma série de especulações tem surgido no município. Uma delas é com relação aos nomes que serão apresentados para concorrer à sucessão de Sidônio. Nesse sentido, tanto o grupo de Sidônio, como o de seu principal adversário, Jucimar Veloso, segundo colocado na disputa que reelegeu Sidônio, estão se articulando para a disputa do pleito que deverá ser anunciado nos próximos dias e que deverá acontecer no início de janeiro.
Ambulâncias também pararam por dois dias
Há ainda quem especule que a eleição será indireta, ou seja os vereadores indicariam um deles para assumir o cargo.
Carros e serviços parados
Ambulâncias e outros veículos da prefeitura, além das caçambas que fazem a coleta de resíduos sólidos em Tefé estiveram parados, por pelo menos dois dias. A informação, que pouco depois foi confirmada pelo próprio Sidônio era que os fornecedores, sem saber que rumo teria o comando da prefeitura se recusaram a atender as requisições de combustível. 
Sem o serviço de coleta - em alguns locais ficaram assim
Depois de uma consulta ao Ministério Público, em Tefé, Sidônio disse que decidiu assumir o risco da aquisição do combustível e garantiu que os serviços não serão mais interrompidos.
Em entrevista à nossa equipe Sidônio garantiu que tudo continuará funcionando normalmente. “Enquanto não houver a comunicação oficial do meu afastamento eu sou prefeito de Tefé e os serviços continuarão funcionando normalmente”, afirmou.
Ele disse ainda que está com a consciência tranquila e que está convicto de que fez a sua parte e que colocou em prática os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2008. “Meus adversários não conseguiram ganhar as eleições no voto, mas se temos que disputar outro pleito vamos disputar de novo”, disse.
Sidônio declarou que o vereador João Paulo será o seu candidato a prefeito e que o candidato a vice está sendo articulado pelo grupo. “Eu apresentei o meu candidato ao governador Omar Aziz, ao Senador da República Eduardo Braga e ao meu guru político, Amazonino Mendes. Sidônio disse não ter dúvida de que terá o apoio do governador para disputar o novo pleito.
Essa será a terceira eleição que Sidônio disputará com o Papi, nas duas primeiras ele foi o candidato direto e saiu vencedor, agora Sidônio aposta em um nome que a ele condições de continuar administrando Tefé. “É uma pessoa jovem, mas que ao longo de minha vida pública foi fiel a mim e eu tenho certeza que não irá me desobedecer”, disse.
“Nem que eu tenha que pegar ele debaixo do braço e sair sozinho pedindo apoio ao seu nome João Paulo será meu candidato. É nele quem confio”, declarou.


5 comentários:

  1. O Partido dos Trabalhadores cogita o lançamento de Candidatura própria para disputar a eleição suplementar. A comerciante Francinilce Maria e o vereador Ribeiro são os nomes apontados por militantes petistas, estudantes e a sociedade civil organizada. O PT já tem os apoio de dois partidos políticos para implementar a terceira via, rompendo com os dois blocos de forças que disputaram as eleições de 2008.

    ResponderExcluir
  2. Brincadeira, o ditador sidonio quer continuar no poder colocando esse carinha "João Paulo" como prefeito, se o povo tefeense tiver personalidade jamais colocara o sucessor do sidonio no poder.

    ResponderExcluir
  3. Veja só esse colocação de um desesperado pelo poder!mas que ao longo de minha vida pública foi fiel a mim e eu tenho certeza que não irá me desobedecer”, disse.
    “Nem que eu tenha que pegar ele debaixo do braço e sair sozinho pedindo apoio ao seu nome João Paulo será meu candidato. É nele quem confio”, declarou.
    Declaração de um verdadeiro ditador. pensem bem nisso! será que tefé merece regredir?

    ResponderExcluir
  4. Em uma reportagem Sidonio disse que não sabia que a construra pertencia aos Lins, pura demagogia e mentira, pois em Tefé todos sabem que ele e Belão sempre foram bons amigos, e na campanha de 2008 o belão e atila lins não saiam da casa do Sidonio. quem se diz homem serio não deveria mentir. caiu a mascara de um ditador. leitores. pensem bem antes de tomar a decisão de escolher seu prefeito. boas festas ao povo guerreiro de Tefé.

    ResponderExcluir
  5. Me envergonho da falta de respeito e consideração com o nosso ex=prefeito, vcs sabem muito bem como estava a nossa cidade antes dele começar a governar o nosso município.
    Se o elegemos para mais um mandato por que o seu Jucimar Papi não aguardou a chegar a outra eleição para se candidatar novamente e não tirar de nós que o elegemos dessa forma tão mesquinha e perseguidor.
    Conseguiu tirá-lo, espero que o povo ainda assim não abandone o nosso ex-Prefeito Sidônio e continue com ele.

    ResponderExcluir