10 de mar. de 2011

Orgulho caboclo: tefeense foi considerada a melhor aluna do curso de Odontologia da UEA em Manaus

Não é muito distante a época em que cursar uma faculdade era um sonho distante e difícil de realizá-lo. Apenas as famílias mais abastadas conseguiam mandar seus filhos estudar fora, ou com rara exceção, um pobre se aventurava no desafio do curso superior. Com o advento da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobretudo para o interior, o que antes era privilégio de um número reduzido de pessoas e que era encarado como um sonho hoje é uma obrigação. A universidade finalmente está ao alcance de todos, ainda que não disponibilize muitos dos cursos que boa parte da juventude deseje cursar.
O Campus avançado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Coari, também facilitou e deu mais opção para a população do Médio Solimões.
Ana Karla e o esposo Nomando Bessa
A criação de cotas na área de saúde também significou um avanço considerável para o ingresso de interiorano nos cursos da área de saúde. Com a criação das cotas, os alunos do interior, a maioria sem acesso a bons pré-vestibulares concorrem a uma vaga em desigualdade de condições, sem prejuízos do aproveitamento do curso, uma prova disso foi a tefeense Ana Karla de Souza Santos, 32 anos. Ela foi considerada a melhor aluna do curso de Odontologia da UEA, em Manaus. Com o “cartucho na mão Ana Karla virou orgulho tefeense e já faz planos para iniciar as suas atividades como Cirurgião Dentista no município onde nasceu e concluiu o ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário