22 de mar. de 2011

Técnicos da Petrobras visitam Tefé


Técnicos da Petrobras em visita ao General Fioravante, na 16ª Brigada
 Com objetivo de informar e esclarecer a população tefeense acerca das atividades da Petrobras no município, uma equipe de cinco técnicos da empresa estiveram em Tefé palestrando sobre as atividades de produção e exploração de petróleo na região.
O Gerente Geral da Unidade de exploração e produção da Amazônia da Petrobras, o geólogo Luiz Ferradans explicou que o momento da empresa no município é uma etapa exploratória, já em uma transição para a etapa de avaliação de uma descoberta em que a Petrobras obteve autorização junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP), para realizar essa avaliação e que a Petrobras atualmente está com uma equipe de cerca de 1.500 pessoas trabalhando na aquisição de uma sísmica 3d, que permitirá a obtenção de mais informações de superfície, na profundidade, abaixo do solo para que a empresa possa integrar  dados e perfurar novos poços e a partir daí delimitar a acumulação descoberta pelo poço denominado igarapé Chibata.
Ele explicou que a Petrobras está em uma fase de estudos, aquisição e integração de informações para poder estabelecer um modelo geológico, geofísico que tenha consistência a fim de dar prosseguimento ao processo de exploração.
De acordo com Ferradans, o período de avaliação sobre a produção de gás e petróleo na região deverá durar pelo menos mais dois anos. ‘“Estamos trabalhando na aquisição de novos conhecimentos, de mais informações”, explicou.
O gerente disse também que a atividade de exploração de petróleo é sempre uma indutora de infraestrutura e que as necessidades dessa infraestrutura fomentam a criação de novos empregos, mas alertou para a questão da qualificação profissional.
“Essa atividade fomenta a criação de novos empregos, mas por ser uma indústria em que a especialização, a qualificação profissional é muito importante ela acaba no final fornecendo a necessidade para a comunidade, para as escolas, universidades a necessidade de desenvolver a qualificação profissional e gerar oportunidades de mão de obra local”, destacou.
A geração de impostos e royalties a partir da produção e exploração de gás e petróleo gera grandes expectativas no município e o impacto inflacionário já é perceptível em Tefé. A população espera agora que os recursos financeiros sejam revestidos em benefícios para a comunidade, ao contrário do que aconteceu com a vizinha Coari, onde os recursos foram parar nos esquemas de corrupção e a população não conhece, até hoje, os benefícios da exploração petrolífera no município.
Após as atividades realizadas no Auditório Márcio Ayres, no Cetam, a equipe da Petrobrás se deslocou para a 16ª Brigada, onde participou de um coquetel com o alto Comando e em seguida realizou uma palestra para os oficiais e sargentos do Exército.
De acordo com o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General Pedro Antônio Fioravante, o evento foi provocado pela Petrobras e, entre outras coisas, aproveitar a oportunidade para dar melhor entendimento sobre as atividades da empresa no município.
Entre trocas de presente e elogios da Brigada e Petrobrás, o General Fioravante disse que a “Operação Ouro Negro” materializa a parceria entre o Exército e a Petrobrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário